Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

TJ Meia SKEW do Grupo Tricoteiras da Clara Quintela

 Meia Skew (inclinada)

Tamanho
Único. 38 (feminino)

Medidas finais:
circunferência do pé: 19 cm, sem esticar
comprimento: 24cm
altura da perna: 16cm

Material
Fio - Claudia Handpainted [100% merino; 160m / novelo de 50g]; cor: Oops!; 2 novelos

Tamanho recomendado de agulha
[Sempre use uma agulha que dê o tamanho da amostra informado. Cada tricoteira tem uma tensão de ponto diferente]
2 agulhas circulares de 2.25 mm (60cm) para o método de duas agulhas circulares
OU
1 agulha circular 2,25mm (80cm) para o método do laço mágico
2 agulhas de duas pontas 2,25mm

2 agulhas circulares de 2.0 mm 24 inch circular needles
OR
1 agulha circular 2,25mm (80cm) apenas para a barra

Acessórios: agulha de tapeçaria; marcadores - pelo menos de dois modelos e cores diferentes

AMOSTRA
31 pts/48 carr = 10 cm em ponto jersey

ABREVIAÇÕES
AE: aumento à esquerda. Insira a ponta da sua agulha esquerda, de frente para trás, no ponto duas carreiras abaixo pegando-o por trás e tricote em meia.
AD: aumento à direita. Insira a ponta da sua agulha direita, de frente para trás, no primeiro ponto da agulha esquerda duas carreiras abaixo e tricote em meia.
3pjm: 3 pontos juntos em meia
MD: mate duplo.
CC: centro da carreira. (Talvez você prefira dividir aqui os pontos em duas agulhas invés de usar um marcador.)

Observações

- Fios tingidos artesanalmente ou auto-listráveis são os mais indicados para essa peça, porque realçam a inclinação diferente da meia.
- O uso de agulha de duas pontas não é recomendado uma vez que os aumentos e diminuições acontecem em lados opostos do pé e a frequente redistribuição de pontos é necessária. Ainda, em algum momento você terá 102 pontos nas agulhas de uma vez.
- Embora algumas partes do pé e da perna sejam trabalhadas com 72 pontos, como o tecido é diagonal, o tamanho é comparável a uma meia tradicional com 60 pontos (mesma amostra). O calcanhar é similar ao feito com o método de carreiras encurtadas e mini nesgas.
- Instruções são as mesmas para os dois pés, exceto no calcanhar e diminuição da nesga (há indicações na receita para isso)
- São utilizados vários marcadores com diferentes objetivos - cores e modelos variados irão ajudar você não se perder.


INSTRUÇÕES

Dedão
Usando a montagem mágica, monte 12 pontos no total (6 por agulha), e tricote em meia apenas metade. (Se você preferir usar a montagem turca ou em 8, passe o fio nas agulhas 6 vezes; tricote em meia todos os pontos uma vez).

Você tem agora 12 pontos no total, com uma carreira de pontos visíveis em meia. Marque este ponto como o começo do círculo.

Nota: o círculo começa na parte de fora do pé, com a primeira metade dos pontos formando o peito do pé esquerdo / segunda metade dos pontos formando o peito do pé direito.

Carr 1: 2m, AE, 2m, AD, 2m, coloque marcador (passar marcador - pm - nas carreiras seguintes) 2m, AE, 2m, AD, 2m. 16pts.
Carr 2: M

Carr 3: 2m, AE, meia até dois pontos antes do marcador, AD, 2m, pm, 2m, AE, meia até os dois últimos pontos, AD, 2m. 4pts aumentados
Carr 4: M.

Repita as duas carreiras marcadas em negrito até ter 48 pontos (24 pts em cada agulha).

Demais dedos
Carreira 1: M até os dois últimos pts antes do marcador, AD, 2m, pm, 2m, AE, meia até o fim.
Carreira 2: M.
Repita essas duas carreiras 11 vezes mais: 72 pts.

Carreira 1: 1m, 2pjm, m até os dois últimos pontos antes do marcador, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 3pts, ms, 1m.
Carreira 2: M.

Repita essas duas carreiras até a peça medir 19cm (ou cerca de 5 cm a menos que o tamanho desejado para o comprimento do pé). Se necessário, estique levemente de maneira a ajustar a meia. Se a sua amostra estiver igual a informada, são aproximadamente 14 repetições.

Tornozelo (parte interna)
Nota: os pts criados entre os novos marcadores na parte interna do tornozelo serão a parte parte de trás da perna quando o calcanhar estiver feito.

Carr 1: 1m, 2pjm, m até os dois últimos pts antes do marcador, (AD, 1m) x2, pm, (1m, AE) x2 ), m até os três últimos pts, ms, 1m. (dois pontos aumentados).
Carr 2: M.
Carr 3: 1m, 2pjm, m até os três últimos pts antes do marcador, AD, 2m, coloque o primeiro marcador para o tornozelo, AD, 1m, pm, 1m, AE, coloque o segundo marcador do tornozelo, 2m, AE, m até os três últimos pts, ms, 1m. (dois pontos aumentados).
Carr 4: M.
Carr 5: 1m, 2pjm, m até os dois últimos pts antes do marcador de tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, pm, AD, 2m, passe o segundo marcador de tornozelo, 2m, AE, m até os três últimos pts, ms, 1m. (2 pontos aumentados).
Carr 6: M.
Carr 7: 1m, 2pjm, m até os dois últimos pts antes do marcador de tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até os dois últimos pontos antes do marcador de tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os três últimos pts, ms, 1m. (2 pontos aumentados).
Carr 8: M.
Repita as carreiras 7 e 8 mais duas vezes: total 84pts, com 12 pontos entre os marcadores de tornozelo (6 a cada lado do marcador central)


Aumento da nesga
Carr 1: M até dois pontos antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até dois pontos antes do segundo marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o fim. (4 pontos aumentados).
Carr 2: M.
Carr 3 (igual a carreira 7 da seção anterior): 1m, 2pjm, m até os dois últimos pts antes do marcador de tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até os dois últimos pontos antes do marcador de tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os três últimos pts, ms, 1m. (dois pontos aumentados).
Carr 4: M.
Repetir as carreiras 1-4 mais duas vezes. 102pts no total, com 24pts entre o marcador do tornozelo (12 em cada lado do marcador central).

Calcanhar (PÉ ESQUERDO)
(para o pé direito, vá direto para a seção Calcanhar (PÉ DIREITO)

Carr 1: m até 2pts antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até 2pts antes do segundo marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2mAE, 10m, ms, 1m, colocar um marcador para o calcanhar (que será chamado de passar marcador (pm) nas carreiras seguintes), 1m, 2pjm, m até o fim. (Nota: haverá 15 pontos entre o segundo marcador do tornozelo e o do calcanhar)

Carr 2: M.
Carr 3: 1m, 2pjm, m até 2 pts antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até dois pontos antes do segundo marcador de tornozelo, AD , 2m , pm , 2 m, AE, m até 3 pontos antes do marcador do calcanhar, ms, 1m, pm, 1m, 2pjm, m até os últimos 3 pts, ms, 1m.

Carr 4: M.

Repita as carreiras 1-4 mais uma vez, e então as carreiras 1-3 mais uma: restarão 15 pontos entre o marcador do calcahar e o fim da carreira.

Costura do calcanhar (momento "origami"):
Tricote em meia até o primeiro marcador do tornozelo. Agora esta será a nova posição para o marcador central, portanto, retire o marcador do tornozelo e coloque no lugar o marcador que você estava utilizando para marcar o centro da meia.
Continue tricotando em meia até o marcador central e retire-o (se ainda não tiver feito iss); tricote em meia até o segundo marcador do tornozelo e retire-o.
30 pts restam até o fim da carreira. Transfira 15pts (até o marcador do calcanhar) para uma agulha de duas pontas e os 15 pts restantes para outra agulha de duas pontas. Pegue uma agulha com um pedaço do fio que você está tricotando a meia e costure esses pontos utilizando o grafting stitch.
Sobrarão 42 pts antes do novo marcador central que será a parte da frente da perna e 36 depois do marcador que correspondem a parte de trás.
NOTA: haverá um buraco no fim da costura do calcanhar. NÃO PEGUE pontos extras para fechá-lo. Isso afetaria o desenho inclinado da meia. Use a perna do fio que sobrou na costura e uma agulha para tapá-lo.



Diminuição da mini nesga (PÉ ESQUERDO APENAS):
Carr 1: 1m, 3pjm, m até 2 pts antes do novo marcador central, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 3 pontos, ms, 1m. (Um ponto diminuido)
Carr 2: M.
Carr 3: m1, 2pjm, m até 2 pts antes do marcador central, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 3 pontos, ms, 1m.
Carr 4: m.

Repita as carreiras 1-4 mais 4 vezes, e então faça apenas mais uma vez as carreiras 1 e 2: 36 pts antes e depois do marcador central.

(Nota: Para aumentar a altura da perna, repita as carreiras 2 e 3 o quanto desejar)


Continue com as instruções para a perna.



Calcanhar (PÉ DIREITO):
Carr 1: 21m, ms, 1m, coloque marcador do calcanhar, 1m, 2pjm, m até dois pontos antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o fim. (haverá 15 pontos entre o marcador do calcanhar e o primeiro marcador do tornozelo).
Carr 2: M.
Carr 3: 1m, 2pjm, m até 3 pontos antes do marcador do calcanhar, ms, 1m, pm, 1m, 2pjm, m até dois ponto antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até 2pts antes do segundo marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 3 pts, ms, 1m.
Carr 4: M.
Carr 5: m até 3 pontos antes do marcador do calcanhar, ms, 1m, pm, 1m, 2pjm, m até dois ponto antes do primeiro marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o marcador central, pm, m até dois pontos antes do segundo marcador do tornozelo, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até o fim da carreira.
Carr 6: M.

Repita as carreiras 3-­6 mais uma vez, e depois faça novamente apenas acarreira 3: restarão 15 pontos entre o começo da carreira e o marcador de calcanhar.

COSTURA DO CALCANHAR
Assim como você fez no pé esquerdo, você vai mudar o marcador central de lugar - desta vez, para o local do segundo marcador do tornozelo. Vai retirar também todos os outros marcadores e costurar o calcanhar.

Transfira os primeiros 15pts (até o marcador do calcanhar) para uma agulha de duas pontos e os 15 pontos seguintes (até o primeiro marcador do tornozelo) para outra agulha de duas pontas. Coloque um pedaço do fio que você está utilizando para tricotar a sua meia numa agulha e costure (com grafting stich) esses dois pares de 15 pontos.

Depois, tricote em meia até o segundo marcador do tornozelo, coloque o marcador central e cotinue em meia até o fim da carreira.

Você terá agora 36 pontos antes do marcador central para a parte de trás da perna, 42pts depois do marcador para a parte da frente.


Diminuição da mini nesga (PÉ DIREITO APENAS):
Carr 1: 1m, 2pjm, m até 2pts antes do novo marcador central, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 4pts, md, 1m. (uma diminuição feita)
Carr 2: M.
Carr 3: 1m, 2pjm, m até 2pts antes do novo marcador central, AD, 2m, pm, 2m, AE, m até os últimos 3pts, ms, 1m.
Carr 4: M.

Repita as carreiras 1-4 quatro vezes , e então faça a carreira 1 mais uma vez: você terá 36pts antes e depois do marcador central

(Nota: Para aumentar a altura da perna, repita as carreiras 2 e 3 o quanto desejar)

Continue com as instruções para a perna.


Perna (igual para as duas pernas)
a perna é trabalhada com carreiras encurtadas. Cada par de carreiras começam e terminam no começo da carreira atual e NÃO passam o marcador central.

Carreira Encurtada (CE) preparatórias:

Carr 1 - agulha 1: 35m (até um ponto antes do marcador central), vire; do lado avesso, passe o primeiro pt sem fazer, 31p (até os últimos 3pts antes do começo da carreira, 2pjt, 1t, não vire.
Carr 2 - agulha 2: ainda do lado avesso, 35t (até 1pt antes do marcador central), vire. Do lado direito do trabalho, passe o primeiro ponto sem fazer, 31m (até 3 pts antes do começo da carreira), ms, 1m, não vire.
Carr 3: do lado direito, 32m (até 2 pontos antes do ponto onde você virou anteriormente), vire; do lado avesso, passe o primeiro ponto sem fazer, 28t (até 3 pts antes do começo da carreira), 2pjt, 1t, não vire.
Carr 4: do lado avesso, 32t (até 2pts antes do ponto onde vc virou anteriormente), vire; do lado direito, passe o primeiro sem fazer, 28m (até 3 pontos antes do começo da carreira), ms, 1m, não vire.

CE 5: 29m, vire; passa 1; 25t, 2pjt, t1, não vire.
CE 6: 29t, vire; passa 1, 25m, ms, 1m não vire.
CE 7: 26m, vire; passa 1, 22t, 2pjt, 1t, não vire.
CE 8: 26t, vire; passa 1, 22m, ms, 1m, não vire.
CE 9: 23m, vire; passa 1, 19t, 2pjt, 1t, não vire.
CE10: 23t, vire; passa 1, 19m, ms, 1m, não vire.
CE 11: 20m, vire; passa 1, 16t, 2pjt, 1t, não vire.
CE 12: 20t, vire; passa 1, 16m, ms, 1m, não vire.
CE 13: 17m, vire; passa 1, 13t, 2pjt, 1t, não vire.
CE 14: 17t, vire; passa 1, 13m, ms, 1m, não vire.
CE 15: 14m, vire; passa 1, 10t, 2pjt, 1t, não vire.
CE 16: 14t, vire; passa 1, 10m, ms, 1m, não vire.
CE 17: 11m, vire; passa 1, 7t, 2pjt,, 1t, não vire.
CE 18: 11t, vire; passa 1, 7m, ms, 1m, não vire.
CE 19: 8m, vire; passa 1, 4t, 2pjt,, 1t, não vire.
CE 20: 8t, vire; passa 1, 4m, ms, 1m, não vire.
CE 21: 5m, vire; passa 1, 1t, 2pjt, 1t, não vire.
CE 22: 5t, vire; passa 1, 1m, ms, 1m, não vire.
CE 23: 2m, vire; passa 1, 1t, não vire.
CE 24: 2t, vire; passa 1, 1m, não vire. 50 pts.


Barra
Troque para as agulhas menores e comece a trabalhar em círculos novamente.

1a. carreira de preparação: 2m, [AE, 2m] até um ponto antes do marcador central, AE 1m, pm, 1m AD, [2m, AD] até os últimos dois pontos, 1m, passe o último ponto para o começo do círculo. Total 74pts.
2a. carreira de preparação: 2pjt, 2m, [1t, 2m] até o último ponto antes do marcador central, passe um ponto sem fazer, retire o marcador, transfira o ponto que vc tirou sem fazer de volta para a agulha da esquerda, 2pjt, 2m, (1t, 2m] até o último ponto. Total 72pts.

Barra: [1t, 2m]








Bom divertimento!!!!

Quando eu terminar posto ela prontinha prá todos verem uma obra prima!!!!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário